sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Imunofisiologia do Órgãos Linfóides Primários

  No corpo humano existem diversos locais onde há produção de células linfóides maduras que vão agir no combate a agressores externos. Alguns órgãos linfóides se encontram interpostos entre vasos sangüíneos e vão dar origem a células brancas na corrente sangüínea. Outros estão entre vasos linfáticos, e vão filtrar a linfa e combater antígenos que chegam até eles por essa via. Outros ainda podem ser encontrados fazendo parte da parede de outros órgãos, ou espalhados pela sua mucosa. Os principais órgãos linfóides primáros são:


Timo
O timo é um órgão linfático que se localiza no tórax, anterior ao coração. É dividido em dois lobos, o direito e o esquerdo. É revestido por uma cápsula fibrosa, que histologicamente vai penetrando pelo parênquima tímico e formando os septos conjuntivos que vai dividindo os lobos em inúmeros lóbulos. Sobre esta cápsula aparece um aglomerado de adipócitos que forma o tecido adiposo extra tímico.
A função do timo é promover a maturação dos linfócitos T que vieram da medula óssea até o estágio de pró-linfócitos que vão para os outros tecidos linfóides, onde se tornam ativos para a resposta imune. Porém, o timo também dá origem a linfócitos T maduros que vão fazer o reconhecimento do organismo para saber identificar o que é material estranho ou próprio do organismo. Outra função importante do timo é a produção de fatores de desenvolvimento e proliferação de linfócitos T, como a timosina alfa, timopoetina, timulina e o fator tímico humoral. Estes fatores vão agir no próprio timico (hormônios parácrinos) ou agir nos tecidos secundários (hormônios endócrinos), onde estimulam a maturação completa dos linfócitos.
   
Medula Óssea
A medula óssea é constituída por células reticulares, associadas às fibras reticulares, que juntos dão o aspecto esponjoso da medula e tem a função sustentadora e indispensável ao desenvolvimento das células que participam da hematopoiese. No meio deste tecido reticular encontramos uma enorme quantidade de capilares sanguíneos sinusóides, com grandes poros que permite a saída de células maduras.
A medula realiza a hemocitopoiese e armazena ferro para a síntese de hemoglobina, formando hemácias e leucócitos para o sangue no terceiro mês vida, com a ossificação da clavícula do embrião. No adulto, os ossos longos e a pelve são ossos que efetivamente produzem sangue.
A medula como órgão linfóide primário é capaz de formar pro - linfócitos que vem das células totipotentes. O Pró-linfócito não é capaz de realizar uma resposta imune, então se dirige aos órgãos secundários para se desenvolver. A célula multipotente mielóide e linfoblastos T irão ao timo para formar linfócitos T.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fagocitose e Opsonização na Resposta Natural

A fagocitose é o englobamento e digestão de partículas sólidas. Esse processo é importante pois células fagocíticas conseguem destruir moléculas e agentes invasores do organismo, garantindo a sua imunidade natural. As principais células fagocíticas presentes no sangue são os NEUTRÓFILOS, em cerca de 60%. É produzido continuamente pela medula, e é quem chega primeiro ao local da infecção produzindo ácidos e enzimas que conseguem dissolver o corpo estranho. Seu tempo médio de vida é de 24h, e independente de ter fagocitado algum microorganismo ou não, ele degenera e morre. Outra célula fagocítica importante é o MONÓCITO que quando migra para o tecido passa a ser chamado de MACRÓFAGO. Como está representado na ilustração, o macrófago é uma célula geneticamente programada para apresentar o antígeno ao principal efetor da imunidade celular, o LINFÓCITO T. A opsonização é um processo que potencializa o trabalho do Sistema Imunológico, e neste caso, a fagocitose, pois fixa moléculas de opsoninas nos microorganismos, facilitando o englobamento por parte dos Neutrófilos.